"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;"
O apóstolo Paulo usa as expressões "grande Deus" e "nosso Salvador Jesus Cristo" como expressões intercambiáveis, dando a entender que aquele a quem ele chamou de "grande Deus" era o mesmo Salvador, ou seja, Jesus Cristo.
Na TNM das Testemunhas de Jeová o texto está assim:" Ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus". Posso dizer que esse "[do]" não existe na tradução original.

Podemos comparar com o texto de 2Pedro 2:20 na TNM: "Certamente, se eles, depois de terem escapado dos aviltamentos do mundo pelo conhecimento exato do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam novamente envolvidos nestas mesmas coisas e são vencidos, as condições derradeiras tornaram-se piores do que as primeiras". Observe que a construção de 2Pedro 2:20 é a mesma de Tito 2:13. Entretanto, a TNM não verteu em 2Pedro 2:20: "do Senhor e [do] Salvador Jesus Cristo", pois para os TJs, Jesus pode ser "Senhor" e "Salvador", mas não pode ser "Deus" e "Salvador", como afirma Tito 2:13.
Além de tudo isso, vale a pena também chamar a atenção para o discursos de Deus no Antigo Testamento. Em Isaías 43:10, Ele declara: "Antes de mim, não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum". E no versículo 11, o mesmo Deus afirma: "Eu é que sou Jeová, e além de mim não há Salvador". Entretanto, Jesus é chamado "Deus" e "Salvador" (v. 1Tim 2:3), o que garante sua igualdade de essência com o Pai.
A Paz seja com Todos!
0 comentários:
Postar um comentário