Clique e ouça esse Louvor para abençoar sua vida!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"EU SOU"

João 8:58 "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou."

Esse é um dos raros textos do Novo Testamento em que o próprio Jesus declara abertamente sua divindade.
"Eu Sou" (ego eimi no texto grego), equivale à mesma expressão utilizada pelo Todo-Poderoso no Antigo Testamento, em Êxodo 3:14. Dessa forma, Jesus estaria afirmando abertamente sua divindade, ao identificar-se como o "Eu Sou" do Antigo Testamento.

A assistência de Jesus era composta por Judeus. Quando Ele afirmou que Abraão havia visto o seu dia, os judeus simplesmente caçoaram dele:"...Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão?"(8:57). Em resposta Jesus disse::"...Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!". Ora, ao dizer isso, a reação dos judesu foi imediata: "Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo..."(8:59). Por que o apedrejamento? Os judeus recorriam ao apedrejamento por pelo menos cinco razões, como alista Walter Martin:

1. Invocação dos mortos (Lv 20:17);
2. Blasfêmia (Lv 24:10-23);
3. Falsos profetas levando o povo à idolatria (Dt 13:5-10);
4. Filhos rebeldes (Dt 21:8-21); e
5. Adultério e estupro (Dt 22:21-24; Lv 20:10).*

Após citar esses exemplos, Martin prossegue:
Quem estuda a Bíblia honestamente tem de concordar que dentre os motivos citados, o único que os judeus poderiam alegar como base legal para apedrejar Cristo era o segundo, a blasfêmia (na verdade não tinham nenhum).

É evidente que os judeus entenderam claramente a expressão, proferida na língua deles. Afinal de contas, falavam o mesmo idioma de Jesus. E por falar em idioma, os judeus de Alexandria, que traduziram o Antigo Testamento para o idioma grego - a versão chamada Septuaginta - , verteram a expressão hebraica 'Ehyeh 'asher 'ehyeh (Eu Sou o que Sou), encontrada em Êxodo 3:14, por ego eimi ho on (Eu Sou o que Sou), e não por outra palavra. No próprio versículo 14 aparece também a forma'Ehyeh (Eu Sou), exatamente a que Jesus usa.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre mim

Minha foto
Renata
Rio das Ostras, RJ, Brazil
Sou uma mulher casada, Levita e Serva de Deus, e tudo que sou hoje devo à ELE, que me ensina a cada dia mais e mais. Criei este blog para compartilhar um pouco das minhas crenças antigas, que estavam totalmente distorcidas, e testemunhar o que Deus fez na minha vida, onde através do meu esposo, na época ainda meu namorado, eu pude conhecer a verdadeira Palavra de Deus e viver em novidade de vida. E hoje vivo para servir ao Senhor, e viver os milagres Dele na minha vida que antes nunca tinha visto. O Senhor tem muito mais! Glória a Deus!
Visualizar meu perfil completo

Contato através do e-mail:

diariodeumalevita@outlook.com

Pode conferir com sua Bíblia

Pode conferir com sua Bíblia

Não esqueça de deixar o seu recadinho!

Pode crer!

Pode crer!

O nome RENATA significa:

O nome RENATA significa:

Agradeço à Patrícia por nos premiar com esse lindo troféu!

Agradeço à Patrícia por nos premiar com esse lindo troféu!