Clique e ouça esse Louvor para abençoar sua vida!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Refutando alguns versículos - Aniversário

Gênesis 40:20-22
"Ao terceiro dia, o dia natalício de Faraó, que este deu um banquete a todos os seus servos. ...Mas ao padeiro-mor enforcou..."

A STV proibiu a celebração de aniversários entre seus membros, usando Gênesis 40:20-22 como um ponto chave de sua "base bíblica" para esta determinação. Sua idéia é que a palavra aniversário aparece na Bíblia apenas em referência a Faraó do Egito (como mencionado acima) e ao rei Herodes da Galiléia (Mat. 14:6 e Mar. 6:21). Ambos eram pagãos e decretaram a morte de alguém em conexão com as celebrações. Já que nenhum homem de fé foi mencionado na Bíblia como tendo celebrado seu aniversário, mas apenas homens iníquos, as testemunhas de Jeová dos nossos dias não devem ter permissão para celebrar aniversários - esta é a argumentação usada pela Torre de Vigia.

Vale a pena notar que, como em outros ensinamentos, não se deixa que uma TJ leia individualmente a Bíblia e chegue a esta conclusão. Ao invés disso, a liderança promulga esta interpretação oficial e usa procedimentos disciplinares para impor essa política a todas as TJ. Ou seja, não podemos nem ao menos felicitar a quem completa anos de vida, pois assim estaríamos dando crédito, e se no nosso dia alguém nos cumprimentar devemos dizer apenas um seco: obrigado! Cartões ou presentes? Nem pensar, a não ser que você queira ser chamado para uma comissão e esclarecer o feito.

Ao refutar a assim chamada base bíblica das TJ para proibir a celebração de aniversários, posso destacar que Faraó e o rei Herodes eram juízes arbitrários e homens violentos; tais monarcas eram acostumados a executar as pessoas em qualquer ocasião e não apenas durante a celebração de seus aniversários. Além disso, uma pessoa que envia um cartão de aniversário, ou pais que fazem um bolo com velas para uma festa infantil dificilmente podem ser acusados de seguir o exemplo daqueles homens assassinos.

Embora a expressão aniversário natalício, propriamente dita, apareça apenas em conexão com Faraó e Herodes na maioria das traduções, a Bíblia contém referência a tais celebrações em famílias devotas a Deus:
Em Jó 1:4, se diz do patriarca da família: "E seus filhos foram e realizaram um
banquete na casa de cada um deles no seu próprio dia; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles" (TNM). Este "seu próprio dia" refere-se ao aniversário de cada um, o que se torna claro quando lemos mais adiante: "Foi depois disso que Jó abriu a boca e começou a invocar o mal sobre o seu dia. Jó respondeu então e disse: pereça o dia em que vim a nascer..." (Jó 3:1-3, TNM). A paráfrase feita pela Bíblia Viva de Jó 1:4,5, expressa esta idéia: "A cada ano, quando os filhos de Jó faziam aniversário, eles convidavam seus irmãos e irmãs para a celebração em suas casas. Nestas ocasiões, eles comiam e bebiam com grande alegria. Quando essas festas de aniversário terminaram..." (Tradução livre).

Até mesmo a tradução da STV revela que o nascimento de João Batista foi celebrado, quando registra sua anunciação feita por um anjo: "E terás alegria e grande regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento" (Luc. 1:14, TNM).

Se o nascimento de João Batista foi uma ocasião de regozijo e se os filhos do fiel Jó celebravam seus aniversários, o fato de que Faraó e Herodes também celebraram seus aniversários não pode ser logicamente usado como base para proibir festas de aniversário entre aqueles que crêem na Bíblia hoje.

5 comentários:

Philotheo disse...

Olá, tudo bem? Renata!Achei a proposta do seu blog muito legal! Passei para visitar, seguindo seu convite, e gostei!Parabéns
e ja estou te seguindo.
bjus

Mulheres INDO disse...

PAZ DO SENHOR MINHA NOVA IRMÃ. FICA COM DEUS

Rubia Marques disse...

Graça e Paz Renata, gostei do texto, ótimo pra gente saber argumentar. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Bom blog, gostei.

Bia - Dues e a Menina

[Hélio Júnior] disse...

Que o Senhor Jesus possa nos instruir Renata, cada vez mais, para poder ajudar essas pessoas que foram enganadas pelo corpo Governante, a encontrar o verdadeiro Evangelho e se tornarem Testemunhas de Jesus. De sua morte e ressurreição, para perdão dos nossos pecados e um futuro glorioso ao lado de Deus, nos Céus.

Desafio Cristão - Hélio S. Júnior

Postar um comentário


Sobre mim

Minha foto
Renata
Rio das Ostras, RJ, Brazil
Sou uma mulher casada, Levita e Serva de Deus, e tudo que sou hoje devo à ELE, que me ensina a cada dia mais e mais. Criei este blog para compartilhar um pouco das minhas crenças antigas, que estavam totalmente distorcidas, e testemunhar o que Deus fez na minha vida, onde através do meu esposo, na época ainda meu namorado, eu pude conhecer a verdadeira Palavra de Deus e viver em novidade de vida. E hoje vivo para servir ao Senhor, e viver os milagres Dele na minha vida que antes nunca tinha visto. O Senhor tem muito mais! Glória a Deus!
Ver meu perfil completo

Contato através do e-mail:

diariodeumalevita@outlook.com

Pode conferir com sua Bíblia

Pode conferir com sua Bíblia

Não esqueça de deixar o seu recadinho!

Pode crer!

Pode crer!

O nome RENATA significa:

O nome RENATA significa:

Agradeço à Patrícia por nos premiar com esse lindo troféu!

Agradeço à Patrícia por nos premiar com esse lindo troféu!